TEXTO - II Coríntios 4:15

TEMA  - Conquistando e Multiplicando, Movidos pela Graça.

ICT - A graça é o único instrumento estabelecido por Deus para que glorifiquemos a Deus.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que sem esse elemento mediador representado pela graça não existe qualquer possibilidade quanto ao crescimento e multiplicação dos seus efeitos imediatos sobre a nossa vida e muito menos sobre o nosso relacionamento para com Deus.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que é a graça em nossas vidas que nos capacita com uma ação de graças para a glória de Deus.

TESE - Quanto maior o número dos crentes, maior a abundância da ação de graças.




INTRODUÇÃO



     O que se torna nitidamente perceptível neste texto, é que existe uma relação simétrica entre a graça e o número daqueles que se dizem servos do Senhor Jesus. E que a manifestação superabundante dessa graça está na relação direta do número daqueles que se prontificam a servir ao Senhor. Conquistar é um verbo que tem uma relação também direta com o aspecto volitivo de nossa mente. Conquistar é também um desejo e está muito ligado a subjetividade própria de cada um.

    A graça divina, por assim dizer, tanto cria uma motivação a nível pessoal em cada um de nós, assim como produz uma desejo de fazer com que o que poderia ficar tão somente no âmbito de uma vontade e desejo pessoal, passe para uma realização que tenha como ambiente comum um desejo coletivo, ou, porque não dizer, corporativo. A graça e somente a graça divina tem essa qualidade. quando o apóstolo faz menção dessa expressão em grego _ PANTA DI'YMAS _ Tudo isto por vocês; Ou todas estas coisas. é uma expressão de valor adjetivo e que sintetiza tudo que precedeu a este momento.

   Esta expressão pode sim abordar os desejos pessoais da conquista e acelerar o seu efeito multiplicador. Porém de forma equilibrada e direcionada. Não há exageros e muito menos aquilo que se pode chamar de hybris. O pensamento construído por Paulo até este momento ocorre na linha de tudo quanto fora feito antes e as escolhas que foram feitas lá atrás. Paulo fala da forma como seu ministério foi constituído e não de outra maneira, a não ser, sob a misericórdia divina. E sob esta misericórdia jamais desfaleceu(V. 1).

   O acelerador de partículas se é que se pode chamar deste jeito. É tão somente este elemento potencializador de tudo e que acaba movimentando a tudo. Eu estou falando da graça divina. Tudo que até aqui, e a título de introdução, tem se falado é de como a graça divina é capaz de transformar o que se caracterizava como uma completa afazia. Uma verdadeira falta de sentido para tudo e, de repente, se torna nesta profusão de coisas devidamente canalizadas, direcionadas, para um bem e fim comum. Somente a graça é capaz de produzir esta dinâmica sem extrapolar a sua relação com uma forma que também a acompanha.

    Em suma, somos movidos pela graça e precisamos ter uma consciência nítida de tudo isso, caso contrário, seremos também levados por aquela tentação que já nos derrubou uma vez, e acharmos que temos algum mérito naquilo que pela misericórdia divina se tornou realidade em cada um de nós. A graça divina dá sentido a tudo em nossa vida. Ela não somente gera um sentido de que somos parte de um todo, bem como nos proporciona o sentimento de pertencimento a este todo com o qual nos realizamos também.




I - NÃO TEMOS COMO NÃO FALAR DO QUE PRECEDE A PRÓPRIA GRAÇA.(V.15a).


     A  graça se tornou manifesta pois também é por ela que tudo que antes se encontrava encoberto. Como um tesouro a ser descoberto vem à tona e com tamanha profusão. Entretanto, o fator originador de tudo isto, não deve ser creditado à graça. Com justiça, o fator preponderante e motor disto, inclusive da graça, é o amor. Porém, um amor vindo de Deus Pai, canalizado, direcionado a nosso favor e manifesto, revelado em Cristo Jesus.

     "Porque tudo isto é por amor de vós", O amor divino foi canalizado de tal maneira a nosso favor que o resultado prático disso tudo foi a graça a nós manifesta. E esta graça apenas não é mais abrangente no tocante ao alcance de muitos outros, devido a interferência que o apóstolo atribui ao deus deste século que consegue cegar o entendimento de tantos outros. E, por conta disso, não temos como não falar do seu grande amor para com todos e não apenas para com aqueles que se salvam.  

     É muito natural que Paulo justifique a ação efetiva de seu ministério e de como por misericórdia o Deus todo poderoso o tem sustentado. E a lisura com que o apóstolo tem conduzido este ministério. De tal maneira que a grande e principal preocupação é a de pregar um evangelho genuíno: "Não nos pregamos a nós a mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor". E somente quem já foi alcançado por esta misericórdia é que pode ser capaz de dimensionar a grandeza desta obra.




II - O PONTO DE PARTIDA É UMA GRAÇA DIMENSIONADA POR AQUELES QUE SÃO ALCANÇADOS(V. 15b).


     Uma graça multiplicada, reproduzida na vida de cada um que seja alcançado. É uma relação aqui numérica entre todos os que foram alcançados. É evidente que quando nós nos reportamos a tudo que esteja relacionado ao povo de Deus, existe também uma preocupação específica quanto a qualidade de vida de povo. Mas a preocupação é no sentido de que aqueles que foram alcançados pela graça de Cristo tenham a nítida certeza de que os esforços de cada um deva ser direcionado de uma maneira conjunta. Mas, mesmo assim, a ênfase ainda continua sobre os efeitos individuais desta graça na vida de cada membro do povo de Deus.

     Essa multiplicidade da graça tem objetivamente uma relação direta com a vida de cada um que foi alcançado. Ela também alavanca uma relação de crescimento do ponto de vista do que pode resultar numa progressão e redimensionamento dos números. Ou seja, pode se perceber não apenas uma projeção e expansão dessa multiplicidade, ao mesmo tempo, que seja passível de se fazer uma projeção bastante otimista desse agir divino mediatizado por sua graça. Ou seja, Deus acertou e pavimentou seu caminho e trajetória em direção ao homem. E tudo isto foi feito pela sua graça.

     Neste movimento em direção ao homem, Ele foi capaz de dispensar todo o aparato religioso construído ao longo da história de seu povo, enquanto resultado imediato de sua revelação. E se concentrou essencialmente no homem que é o real objeto de sua misericórdia e para tanto dispensou tanto as hierarquias religiosas construídas como fontes mediadoras, quanto aqueles que oriundos de um poder secular, se antepunham a maneira absolutista como seus representantes. Logo, aspiravam também o ofício de mediador.

     A parte "b" deste verso sinaliza que a graça é multiplicada por meio de muitos, isto é, aqueles que por ela foram alcançados. Efetivamente, essa multiplicação da forma como é feita tem um objetivo que haverá de ser abordado no próximo tópico. É evidente que o pensamento teológico de Paulo facilita a leitura deste texto. Assim como outros tantos relatos de experiência deste mesmo apóstolo nos demais textos ou epístolas de sua autoria. Todavia, o que se percebe em seus relatos, não somente dá conta de sua condição de apóstolo e de como nesta condição ele lida com os demais crentes e com o próprio Deus. 




III - O QUE DEVE FAZER AQUELES QUE FORAM ALCANÇADOS PELA GRAÇA?(V. 15c)


     Eu não tive como não lembrar do que se encontra registrado no relato de Gênesis 3. Ali, naquele jardim, havia um relacionamento ideal entre o homem e Deus, claro, antes da queda. O homem era a medida certa da emanação ou prolongamento divino. Por emanação, ou por delegação Deus estava no homem não apenas contemplando a sua criação, bem como nomeando tudo quanto havia criado.

     E aí veio a queda e este laço ou elo de ligação foi automaticamente desfeito. Quando nos deparamos com os escritos de Paulo e a maneira como ele vivencia e experimenta esse relacionamento com Deus mediado por Cristo. Tem-se a clara percepção de que primeiro: O relacionamento com Deus independe da mediação de qualquer ser ou instância religiosa. E que quando o apóstolo faz menção da mediação realizada por Cristo, ele o faz estabelecendo que Cristo é uma espécie de protótipo de novo HOMEM, ou novo ADÃO. Ele, inclusive, faz menção de que devemos ser imitadores tanto dele quanto de Cristo.

     Essa analogia do apóstolo fazendo com que Cristo agora seja o novo ADÃO, simbolicamente substitui o ambiente do Gênesis e introduz, como ambiente neste patamar novo de relacionamento de Deus com os homens, o efeito provocado e inaugurado por instrumentalidade da graça, mas, como já foi dito no tópico anterior, movido pelo amor divino. Tudo foi precedido pelo tão grande amor com que Deus nos amou. Mas, isto ainda não responde a pergunta sobre o que deve fazer aqueles que foram alcançados pela graça?

     Se fomos alcançados pela graça, o que afinal de contas, devemos fazer? A medida que  os grupos de seres humanos aumenta, e, isto é, de um a um; de indivíduo para indivíduo, cresce a massa daqueles que vivem segundo a graça. E, portanto, alcançam a plenitude de um relacionamento para com Deus. Disso resulta, pois este também é o objetivo, a multiplicação cada vez maior de ações de graças, simetricamente ao aumento de indivíduo por indivíduo, a Deus e para a glória de Deus. 

     A graça, como instrumento divino, é o elemento pelo qual Deus torna possível a revitalização do homem adâmico. Mas, não do primeiro Adão, pois este é da terra. Porém do segundo Adão(Cristo), aquele que desceu do Céu(I Coríntios 15:47). Até acho que deva haver uma incoerência no entendimento de que somos movidos pela graça. Pelo contrário, se tivéssemos que qualificá-la, diria que ela é aquela estrada ou caminho pavimentado pelo próprio Deus e que se torna um caminho comum tanto para o Deus todo poderoso quanto para nós trilharmos por ele.

     Respondendo àquela pergunta feita no caput deste tópico. Todos quantos fomos alcançados pela graça, devemos reverter tudo e de forma intensa e multiplicadora em ações de graças a Deus e para a glória de Deus. É com esta terceira pare deste verso. A graça que foi multiplicada exponencialmente e marcadamente na vida de cada um, abunde em ações de graças direcionadas a Deus e para a sua glória. "E Deus criou o homem sim, para o louvor da sua glória".





CONCLUSÃO


     No terceiro e último tópico deste texto, eu não tive como não buscar uma relação mais próxima do mesmo com o relato do Gênesis. Mais especificamente com o capítulo 3. Isto porque, do ponto de vista de todos os sistemas teológicos mais conhecidos, a salvação está de tal forma atrelada a criação que não haveria como dissociar estes dois elementos simbólicos e basilares na construção de todo e qualquer sistema teológico.

     Por outro lado, é fundamental que se reconheça que qualquer movimento da parte de Deus em nossa direção e em nosso favor tem como seu principal motor o amor: "Porque tudo isto é por amor de vós". Antes de qualquer coisa, ou desse ambiente que a graça divina propicia para que vivamos em uma verdadeira novidade de vida. E possamos transitar por estas estradas e caminhos pavimentados por Deus mediante sua graça. 

     É fundamental pra que tudo isso que até aqui tem sido dito aconteça a existência de um bom relacionamento para com Deus. Senão, tudo que já falamos e os comentários construídos na base também do bom relacionamento de Paulo com Deus por Cristo Jesus, acaba se tornando um conjunto de ilações, ficções sem qualquer tipo de relação com os problemas existenciais que se objetivam a serem resolvidos, porém, não nos conduzem a absolutamente nada.

     Ou seja, nós estamos falando de vida desde uma perspectiva que leve em consideração o resgate de um relacionamento para com Deus. Percebe-se não apenas neste texto em questão, bem como em todos os textos de autoria de Paulo, a exuberância de seus testemunhos diante do embates com todos aqueles que se puseram em seu caminho e as experiências, algumas agradáveis, outras nem tanto. E a forma como através de sua viagens e embates ao mesmo tempo que Deus soberanamente operava em sua vida transformando outras através desta graça maravilhosa.

     E, eu quero ao analisar a parte "C" deste verso, que é o objeto de nossa reflexão e adicionar a esta parte do verso, como um complemento, a ideia da corporeidade. Ou mesmo, a presença corporal. Então, a graça multiplicada por meio de muitos tem relação direta com a experiência que todo aquele que ainda não havia experimentado o relacionamento com Deus que é fundamental para a doutrina da reconciliação introduzida e inaugurada por Cristo. 

     Portanto, que esta graça que se multiplicou ao longo dos séculos e que também a nós nos alcançou para que desta forma pudéssemos faça abundar, multiplicar as ações de Graças ao único que é digno de receber a honra e a glória para todo o sempre. Que Deus para tanto nos abençoe, AMÉM!!!

     


_________________________________________________________________________________

1Διὰ τοῦτο, ἔχοντες τὴν διακονίαν ταύτην, καθὼς ἠλεήθημεν, οὐκ ἐγκακοῦμεν, 2ἀλλὰ ἀπειπάμεθατὰ κρυπτὰ τῆς αἰσχύνης, μὴ περιπατοῦντες ἐν πανουργίᾳ μηδὲ δολοῦντες τὸν λόγον τοῦ θεοῦ,ἀλλὰ τῇ φανερώσει τῆς ἀληθείας συνιστάντες ἑαυτοὺς πρὸς πᾶσαν συνείδησιν ἀνθρώπων ἐνώπιοντοῦ θεοῦ. 3εἰ δὲ καὶ ἔστιν κεκαλυμμένον τὸ εὐαγγέλιον ἡμῶν, ἐν τοῖς ἀπολλυμένοις ἐστὶνκεκαλυμμένον, 4ἐν οἷς  θεὸς τοῦ αἰῶνος τούτου ἐτύφλωσεν τὰ νοήματα τῶν ἀπίστων εἰς τὸ μὴαὐγάσαι τὸν φωτισμὸν τοῦ εὐαγγελίου τῆς δόξης τοῦ Χριστοῦ, ὅς ἐστιν εἰκὼν τοῦ θεοῦ. 5οὐ γὰρἑαυτοὺς κηρύσσομεν ἀλλὰ Χριστὸν Ἰησοῦν κύριον, ἑαυτοὺς δὲ δούλους ὑμῶν διὰ Ἰησοῦν. 6ὅτι θεὸς  εἰπών, ἐκ σκότους φῶς λάμψει, ὃς ἔλαμψεν ἐν ταῖς καρδίαις ἡμῶν πρὸς φωτισμὸν τῆςγνώσεως τῆς δόξης τοῦ θεοῦ ἐν προσώπῳ Χριστοῦ.
7Ἔχομεν δὲ τὸν θησαυρὸν τοῦτον ἐν ὀστρακίνοις σκεύεσιν, ἵνα  ὑπερβολὴ τῆς δυνάμεως  τοῦθεοῦ καὶ μὴ ἐξ ἡμῶν· 8ἐν παντὶ θλιβόμενοι ἀλλ’ οὐ στενοχωρούμενοι, ἀπορούμενοι ἀλλ’ οὐκἐξαπορούμενοι, 9διωκόμενοι ἀλλ’ οὐκ ἐγκαταλειπόμενοι, καταβαλλόμενοι ἀλλ’ οὐκ ἀπολλύμενοι,10πάντοτε τὴν νέκρωσιν τοῦ Ἰησοῦ ἐν τῷ σώματι περιφέροντες, ἵνα καὶ  ζωὴ τοῦ Ἰησοῦ ἐν τοῖςσώμασιν ἡμῶν φανερωθῇ. 11ἀεὶ γὰρ ἡμεῖς οἱ ζῶντες εἰς θάνατον παραδιδόμεθα διὰ Ἰησοῦν, ἵνα καὶ ζωὴ τοῦ Ἰησοῦ φανερωθῇ ἐν τῇ θνητῇ σαρκὶ ἡμῶν. 12ὥστε  θάνατος ἐν ἡμῖν ἐνεργεῖται,  δὲ ζωὴἐν ὑμῖν.



     







     



     







     

     

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem com a fé!!!

  Texto - Hebreus 12:1-16 Tema - Fiquem com a fé!!! ICT - Assim como essa grande nuvem de testemunhas do passado. É nosso dever e obrigação ...