APRESENTAÇÃO




     A apresentação deste trabalho é tão somente uma forma de proposição para eventuais sermões congregacionais. Um dos principais fatores da pregação da palavra, é a sua organização. Com isso se desfaz um pouco aquela característica mitigante de que não precisamos estudar e trabalhar um texto da palavra de Deus antes que o apresentemos em forma de sermão nos nossos púlpitos. Não se brinca com Deus quando o assunto é a pregação de sua palavra. Este trabalho então, não tem a pretensão de ser um guia para pregadores. Porém ele ilustra bastante a forma como me predisponho em ir ao texto bíblico buscando ver e, acima de tudo, ouvir o que o texto tem a me dizer.

     Vale ressaltar que neste momento dispensa-se qualquer tipo de leitura exegética e até mesmo a busca de fontes para a produção do texto no sermão proposto. Outra coisa, todo sermão é uma produção textual também. Logo, ele precisa ser redigido e todas essas proposições aqui listadas funcionam como elementos norteadores e demarcadores dos objetivos a que o próprio texto do sermão se propõe alcançar. E, em linhas gerais o pregador e redator do sermão está defendendo uma tese. E ela precisa estar bem clara na mente do seu pregador quando da exposição do texto oralmente. 

     Também vale ressaltar que foi utilizado neste trabalho a versão da SBB Almeida Revista e Atualizada, onde se procurou obedecer a todos os tópicos de cada capítulo com relação a proposição dos temas. Então, como exemplo, podemos dar o seguinte: Marcos 14:22-26; O tópico ali apresentado é "A ceia do Senhor". Logo, este também é o tema do sermão proposto. Houve uma ou outra variação quanto a proposição temática de alguns sermões, mas em geral foi seguida a própria linha de leitura proposta por esta versão. Até porque, neste primeiro momento, a intenção não é complicar.

     E por fim, somente como forma de esclarecimento. Num programa de pregação daqueles mais antigos basta tão somente que sejam listados o Texto, o Tema e a ICT, que alguns devem estar se perguntando, mas o que quer dizer isto. Pois bem, eu explico: ICT é a sigla para a ideia central do texto. Ou seja, o que afinal de contas o texto em linha gerais desenvolve? Qual o seu foco. E lembrar que se o nosso trabalho é a pregação do evangelho e a nossa única fonte e instrumento para o desenvolvimento deste trabalho é a Bíblia sagrada. Deve também ficar claro para cada um de nós que a Bíblia é uma coletânea de livros.






_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 1:1-6

TEMA - João Batista, um arauto do Senhor.

ICT - O texto afirma que a função desempenhada por João, segue o que sobre ele está registrado no livro de um grande profeta(Isaías).

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que toda narrativa deste evangelho, registra os fatos sobre os quais estavam previstos acontecerem.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a função desempenhada por João Batista foi fundamental para o cumprimento de tudo quanto estava escrito a cerca do Filho do Homem.

TESE - Se era para preparar o caminho, é sinal de que tudo já estava planejado. 

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 1:7-8

TEMA - A dimensão do testemunho de João.

ICT - João fala do que faz e dimensiona sua função como um mero colaborador, ao mesmo tempo, que redimensiona a função e missão daquele que vem após ele.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação a considerar o tipo de pregação que João praticava e o resultado dela obtido.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento quanto a distinção entre os dois batismos e a relevância de significados entre um e outro.

TESE - Aquele que vem depois batiza com Espírito Santo.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 1:9-13

TEMA - O batismo de Jesus de Nazaré.

ICT - Este evento está repleto de significados relevantes: Um galileu vem até João na Judeia para ser batizado; O batismo acontece e seguido dele acontece uma manifestação THEOPHANICA; Para depois a partir de uma outra manifestação e esta específica do Espírito divino ele ser conduzido ao deserto.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que para qualquer missão que o Senhor nos queira, existe um período de preparação e adaptação.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que aliado ao testemunho das escrituras está o relato dos fatos que contribuem simultaneamente para a atestação de tal evento a cerca de que este mesmo evento está relacionado.

TESE - O batismo de Jesus de Nazaré traz consigo a manifestação theophanica de sua messianidade.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 1:14-15

TEMA - O aspecto complementar de duas figuras emblemáticas da história do Novo Testamento.

ICT - A missão precípua dada a João era de preparar o caminho do Senhor. Feito isso, ele deverá sair de cena. É o que acontece com a sua prisão e consequentemente a sua morte.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que nossa missão é, sem sombra de dúvida, trabalhar na preparação do caminho do Senhor.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Preparar o caminho do Senhor é apresentá-lo da forma como ele realmente é. E essa é nossa função, já que o que vem depois fica por conta dele.

TESE - Quando cumprimos fielmente com a missão de preparar o caminho do Senhor. É ele que chama os homens ao arrependimento.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 1:16-20

TEMA - A vocação dos discípulos.

ICT - Nada mais natural quando se habita em uma região banhada por mar e onde geralmente a principal atividade econômica esteja relacionada à pesca, que os primeiros discípulos tivessem algum tipo de trabalho secular ligado a pesca.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que para ser discípulo de Jesus precisa-se estar aberto a um discipulado integral.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que o chamado ao discipulado é universal, já que todos são convidados, porém, respeitado sempre a condição em que o discípulo se encontra no meio social.

TESE - A vocação para o discipulado é para todos indistintamente.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 1:21-28

TEMA - Todo discípulo tem um mestre.

ICT - Muito embora haja nesta narrativa o relato de um milagre pela expulsão de um demônio, o que mais se destaca neste trecho do evangelho é o espanto como o povo se comporta diante de uma nova doutrina.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que os ensinamentos do mestre não estão atrelados aos casuísmos da religiosidade.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que os ensinamentos incomodam a todos também. E os primeiros a se manifestarem se sentindo incomodados são as hostes espirituais.

TESE - O mestre ensina a sua doutrina onde, a rigor, se ensina uma falsa doutrina.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 1:29-31

TEMA  - A cura da sogra de Pedro

ICT - O texto mostra que o mestre não apenas se interessa pelo discípulo. Ele também tem cuidado para com os familiares do discipulando. 

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que entrar no discipulado de Cristo é também colocar toda a família a disposição para o discipulado.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que discipulado é discipular toda a família.

TESE - Discipulado é abrir-se à possibilidade de que o milagre será sempre uma realidade no meio familiar.

_________________________________________________________________________________


TEMA - Marcos 1:32-34

TEMA - Muitas outras curas.

ICT - O objetivo do evangelho é claro ao mostrar que o objetivo do mestre não era a cura. Pois se fosse haveria um extremo cuidado em relatar todas as curas.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento que a principal função do discipulado é a instrução de todos na doutrina de Cristo.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que discipulado é testemunhar das maravilhas que Cristo faz às nossas vidas, até mesmo quando opera um milagre.

TESE - O verdadeiro discipulado a capacidade de persuasão por ser capaz de prover e suprir todas as nossas carências.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 1:35-39

TEMA - O bom discipulador

ICT - O ministério que o mestre desempenha é muito desgastante em todos os sentidos e constantemente existe a necessidade de um descanso e de uma pausa para meditação e oração.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que mesmo sendo gratificante o ministério de discipulado, deve existir sempre um momento para a devoção e meditação pessoal do discipulador.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que depois de uma pausa para e meditação e devoção pessoal, os desafios cada mais se avolumam.

TESE - Depois da pausa o que vem a seguir é sempre mais desafiador.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 1:40-45

TEMA - O que acontece quando se desobedece a Lei de Deus

ICT - O Senhor cura um homem de lepra e a seu pedido. Então lhe pede pra não divulgar tal milagre e que segundo a Lei se apresente ao sacerdote.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que os milagres operados pelo mestre não são uma afronta à Lei de Deus.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a prática do milagre operada por Cristo é uma forma de cumprir a Lei e não desobedecê-la.

TESE - Inexiste o antagonismo entre a Lei e a operação de milagres por Cristo.  

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 2:1-12

TEMA - A melhor maneira de se constatar que os ensinamentos de Cristo estão sendo subvertidos.

ICT - O texto apresenta o Senhor em casa. Por conta disso, principalmente devido a sua fama, muitos para lá acorreram. O que ele fazia então? Anunciava-lhes a palavra.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que a finalidade do Cristo era anunciar a chegada do Reino de Deus. Por isso anunciava a palavra.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação o ao entendimento de que é pela palavra que se estabelece os parâmetros para a chegada do Reino de Deus.

TESE - A cura do paralítico é tão somente o indício de que o Reino de Deus é também manifestação de poder.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 2:13-17

TEMA - Multidão seguindo não é discipulado.

ICT - Para onde o Senhor se dirige há sempre um número expressivo de pessoas o seguindo. Isto é o que se chama de multidão. Essa multidão não faz parte de seu discipulado. Mas, aquele a quem o Senhor chama estando na alfandega este será seu discípulo.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que a chamada para o discipulado é pessoal.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que para ser discípulo do mestre, precisa ser alguém que o mestre participe de todos os momentos de sua vida.

TESE - Os discípulos do mestre são aqueles que os outros mestres rejeitaram.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 2:18-22

TEMA - Uma pausa para a Lei.

ICT - A esta altura da narrativa é nítida a distinção entre os discípulos dos segmentos do judaísmo neste trecho destacados, e os discípulos do mestre. E tudo por causa da prática do jejum.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que diferentes hermenêuticas podem ocasionar diferentes discipulados.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que no discipulado de Jesus há tempo para tudo, inclusive para se banquetear.

TESE - O discipulado de Jesus é novo e rico em novidades.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 2:23-28

TEMA - Mais um embate entre o discipulado e a Lei divina.

ICT - Não era um crime o que os discípulos faziam ao colher espigas no caminho. Porém se fosse num dia de sábado se constituía, segundo a hermenêutica de alguns, em uma transgressão do mandamento divino que previa a guarda e observância do sábado.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que quando se trata de algo decorrente de algum tipo de hermenêutica, e que o princípio legal, enquanto instituição divina, acaba passando por cima e não reconhece a vida humana e suas necessidades. O que deve prevalecer é a necessidade humana.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a Lei divina é o limite para as ações humanas e que tem como principal consequência e mais prejudicado o próprio homem.

TESE - O sábado deve humanizar o homem e não desumanizá-lo.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 3:1-6

TEMA - Mais uma ação miraculosa.

ICT - Parece que já não existe dúvida quanto a capacidade do mestre em operar milagres. O que se percebe é a tentativa de regulação quanto ao dia ou ocasião apropriada para a sua prática.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que a prática de qualquer ação miraculosa, sendo da parte de Deus, independe de qualquer regulação de quem quer que seja.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que as intervenções miraculosas acontecem sucessivamente na vida da comunidade cristã, no meio do povo de Deus.

TESE - Até mesmo nas ações miraculosas de Jesus, há a presença de um olhar perscrutador, inquisidor, ajuizador.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 3:7-12

TEMA - Aqueles que seguem e aqueles que seguem a Jesus

ICT - O trecho objeto desta reflexão revela que existe algo em comum entre aqueles que seguem a Jesus. Todos padecem de um mesmo problema. E este problema não é localizável em apenas um lugar ou região, mas é generalizado e a medida que a própria de Jesus se espalha o problema também cresce vertiginosamente, este problema é a miséria humana.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que se somos discípulos de Cristo temos a obrigação de primeiramente detectarmos esses flagelos que constituem o arcabouço da miséria humana.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a fama de Jesus deve crescer não por causa das curas e milagres que opera, mas por ser aquele que traz a boa nova do Reino de Deus.

TESE - Nem todos estão aptos a divulgarem e falarem da fama de Jesus.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 3:13-18

TEMA - O segredo de uma lista

ICT - Uma característica desta lista de COLABORADORES diz respeito a sua natureza e propósito. Primeiramente mostra que ela é bastante inclusiva, do ponto de vista social, cultural, moral e político. E, a rigor, não tem nada de religiosa. Aliás de religiosa ela tem apenas que o parâmetro de ajuizamento religioso sobre ela se posicionaria como uma lista moralmente reprovada.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que uma lista como esta apenas reproduz sinteticamente o que resultou do anúncio do Reino de Deus e suas consequências sobre a vida de todos.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que esta lista lista é o resultado de teologia sinótica ex eventu, ou como alguns assim preferem tratar como uma teologia pós pascal.

TESE - Homens que vindos de uma insignificância dão voz àqueles que não as tinha.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 3:20-30

TEMA - O efeito declaratório de uma palavra

ICT - O texto em questão não quer necessariamente tratar de uma situação muito pertinente e que permeia todo este assunto que é a questão da calúnia. O que ele efetivamente se propõe a tratar são as consequências de algo tão danoso quanto a calúnia e os objetivos de quem se utiliza deste expediente.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que fazer o bem e está em conformidade com o que Deus tem para nós não é sinônimo de aceitação por parte de todos.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a obra do Senhor não necessita de publicidade e de que uma das formas de se invalidar a obra do Senhor é desqualificando o seu agente(Cristo) ou agentes(Crentes). 

TESE - Para que haja uma mentira é mister a existência de uma verdade.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 3:31-35

TEMA - O objetivo redacional da família de Jesus

ICT - Está claro aqui que existiu uma intenção do redator ao inserir neste contexto de narrativa a família de Jesus. Se não vejamos o que o texto afirma: Ele está sendo caluniado pelos escribas, e, vale notar que essa classe de escribas é proveniente de Jerusalém, estes escribas o acusam de ter demônio.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que existiam nesta época alguns elementos que eram indicadores de que uma pessoa era portadora de espírito maligno.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que ao se atribuir uma palavra ou conceito a cerca de alguém forja-se uma situação também irreal a cerca deste alguém.

TESE - O filho do homem vai segundo oque dele está escrito e não a cerca do que dizem a seu respeito.

________________________________________________________________________



TEXTO - Marcos 4:1-9

TEMA - A semente do evangelho é sempre a mesma

ICT - O texto revela a qualidade imutável da semente, muito embora, não se possa dizer o mesmo a cerca dos solos ou terrenos onde é semeada a semente.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que para se levar esta preciosa semente é necessário o conhecimento e reconhecimento do solo onde se deseja semeá-la.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a semente a semente do evangelho é única e que é o solo que precisa se preparar para recebê-la.

TESE - A semente do evangelho é autêntica e não é geneticamente transformada.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 4:10-20

TEMA - A explicação da parábola

ICT - Na explicação da parábola o que está claro é o caráter e a qualidade  imutável da semente que é o próprio evangelho, ou seja, a palavra.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que a palavra enquanto semente precisa ser semeada e não deixada cair como acontece na narrativa da parábola.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que para se ser semeada a palavra enquanto semente é necessário uma preparação prévia do terreno ou solo.

TESE - A semente é a palavra.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 4:21-25

TEMA - A parábola da revelação

ICT - O texto mostra que uma candeia no local apropriado não deixa nada encoberto. Porém, por ser um instrumento manipulável, pode ser que quem o manipula não o posicione para que tal objetivo seja alcançado.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que ao construirmos alguns parâmetros que regulam nossas vidas, mesmo sem a presença da candeia no local certo, é uma temeridade. 

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a parábola da candeia é profética e reveladora. Por isso o povo deve estar atento ao que ouve.

TESE - A candeia é o instrumento pelo qual o juízo divino se estabelece.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 4:26-29

TEMA - A natureza aleatória do Reino de Deus.

ICT - O Reino de Deus é ao mesmo tempo que encerra uma participação humana também estabelece critérios e limites quanto a esta participação humana.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que podemos, muito embora façamos parte deste Reino, detectar a partir de alguns indícios a forma como o Reino se manifesta e se faz presente.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que o Reino de Deus se encontra presente entre nós mesmo que não tenha se manifestado em sua plenitude e exuberância.

TESE - O Reino de Deus é como se um homem lançasse semente sobre a terra.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 4:30-32

TEMA - A parábola do grão de mostarda

ICT - Outra parábola que lança de algumas figuras da arte da semeadura para a partir tecer alguns atributos quanto a natureza do Reino de Deus.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que a insignificância de um grão de mostarda e o que ele posteriormente se torna são alguns dos atributos dos Reino de Deus.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a qualidade da semente quando esta associada ao Reino de Deus é o fator determinante de sua magnitude e grandeza.

TESE - O Reino de Deus é como um grão de mostarda.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 4:33-34

TEMA - O elemento comum de comum de comunicação

ICT - As parábola foi o instrumento e elemento comum de comunicação das verdades anunciadas por Cristo para com todos.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que as parábolas são apenas um dos instrumentos comuns e necessários utilizados por Cristo para a transmissão de suas verdades.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que as parábolas são instrumentos de comunicação e transmissão da verdade tanto para os de fora quanto para os de dentro.

TESE - As parábolas são o elemento comum para comunicação e transmissão das verdades esternas.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 4:35-41

TEMA - Com Cristo no barco não existe tempo feio

ICT - Jesus e seus discípulos estão numa embarcação e sobre ela sobrevém uma violenta tormenta que poria em perigo, caso a embarcação sucumbisse, a vida de todos que nela estavam. Inclusive o Senhor Jesus que naquele exato momento descansava. Os discípulos então apelam para a sua intervenção sob pena de que pudessem naufragar.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que mesmo com a presença do filho de Deus naquele barco, o mesmo naufragaria se não acontece uma intervenção milagrosa do Senhor Jesus.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a presença do Senhor Jesus no barco e o apelo dos que nele se encontravam pra que ele fizesse algo de sobrenatural foi o que trouxe livramento para todos ali.

TESE - Quando se está na iminência de algum perigo ou nele próprio temos que recorrer a quem pode fazer alguma coisa por nós.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 5:1-14

TEMA - Legião de quê?

ICT - Um homem extremamente atormentado e que, segundo o texto era possuído uma legião de espíritos malignos.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que a possessão demoníaca pode também deixar em quem está possuído algum nível de consciência.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que uma possessão ou várias possessões demoníacas distorcem o pouco do caráter que a mente humana tem da consciência de sua humanidade.

TESE - Ser alijado do convívio dos vivos é ser alijado do convívio com sua humanidade.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 5:15-20

TEMA - Uma recepção indigna

ICT - Depois de todos os acontecimentos que se deram tanto na vida do endemoninhado quanto no destino que tiveram os porcos daquele lugar. O que se sucede a partir da narrativa dos fatos por aqueles que os presenciaram, foi um sinal de que o mestre não era bem vindo naquele lugar.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que operar milagres restaurando vidas pode não ser um bom negócio para que exploram algumas atividades mercantis.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que uma recepção que expresse algum tipo de animosidade ao servo de Deus, pode ser a recompensa por fazermos a obra do Senhor.

TESE - Enquanto temos tempo, façamos bem a todos.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 5:21-24

TEMA - O pedido de um pai aflito

ICT - Quando um homem religioso vem até Jesus a procura de auxílio, é porque ele já se encontra no mais puro desespero. E não sabe mais o que fazer. Foi o que Jairo fez e publicamente vindo até o mestre e intercedendo por sua filha.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que diante de Deus os nossos conceitos a cerca da religião caem por terra.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que ao clamarmos pelo Senhor e por sua intervenção, o que buscamos é a pura manifestação de seu poder sobre nossas vidas.

TESE - A religiosidade por si só não cura e nem produz nenhum tipo de manifestação de poder vindo da parte de Deus.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 5:25-34

TEMA - O sentido e a intencionalidade do toque

ICT - Em meio a uma grande multidão e alvoroços. Numa caminhada em que o mestre se prontifica a atender o pedido do chefe da sinagoga. O mestre se dá conta de que fora toca e sentiu ter saído virtude dele. Tanto seus discípulos quanto a multidão estavam pasmos por causa de sua pergunta já que todos literalmente o apertavam.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que os compromissos que temos com o mestre e as bençãos que dele advém, não tem caráter de impessoalidade.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que receber uma benção do Senhor é não permanecer de forma incógnita para com ele.

TESE - Receber uma benção é a identidade daquele que carece da mesma.


_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 5:35-43

TEMA - O milagre da ressurreição

ICT - Mesmo chegando atrasado por causa do entrevero com a mulher que padecia de hemorragia. O Senhor Jesus se dirige a casa de Jairo e ali opera o milagre da ressuscitação.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que o Senhor quando vem nos abençoar ele jamais chega atrasado, mas na hora exata.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que o milagre da ressuscitação revela o caráter e a capacidade do mestre.

TESE - O Senhor veio ao mundo para nos vida e vida em abundância.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 6:1-6

TEMA - Um profeta de carne e osso

ICT - A comunidade que se reunia nesta sinagoga era conhecedora de toda a família de Jesus, inclusive do ofício que se ocupava seu pai José para sustentar a família. E isto foi suficiente para que os membros daquela comunidade não aceitasse que o Senhor fosse o portador de uma mensagem como a que trazia.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que o portador da mensagem de boas novas é aquele que também se encontra no meio do povo.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que aqueles a quem o Senhor escolhe para trazer sua mensagem podem estar muito mais próximos de nós.

TESE - Um profeta nunca é aceito em sua própria casa.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 6:7-13

TEMA - O significado da missão

ICT - Neste trecho  acontece o comissionamento dos doze e eles são enviados para terras estranhas e inóspitas ao recebimento do evangelho.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que tal qual a missão dos doze é também a missão que recebemos do mestre.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que se a missão dos doze era de pregar o evangelho, a nossa constitui-se na reprodução dessa mesma mensagem  que os doze receberam do mestre.

TESE - O lema dos doze era ide e fazei discípulos e o nosso também.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 6:14-29

TEMA - A forma como o mundo trata o servo de Deus.

ICT - João conforme este evangelho veio para preparar o caminho do Senhor. Tendo cumprido com sua missão ele sairia de cena. Mas, isto não significa que seria um fim apoteótico. Até porque aquele que prepara o caminho do Senhor é alguém com uma pregação forte, contundente e, acima de tudo, ética. É claro que isto incomodaria os poderosos.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que a pregação do evangelho tem forte conteúdo ético. E aquele que a prega sabe que é passível de ter um fim nesta vida como o que João teve.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a pregação cristã não é condescendente como os governantes e poderosos deste mundo.

TESE - Uma morte como a de João é agradável aos olhos do Senhor.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 6:30-44

TEMA - Como se constrói um evento?

ICT - Foi a partir, digamos, de uma reunião de trabalho, que um acontecimento de magnitude e poder miraculoso se consolidou. A multiplicação dos pães.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que um milagre acontece na sequência dos fatos e não porque foi planejado para que acontece tal como acontece.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que não existe previsibilidade para que o milagre aconteça.

TESE - Para que um milagre aconteça basta que Jesus esteja presente.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 6:45-52

TEMA - Quem é este que anda sobre o mar?

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que nem sempre os milagres acontecem e devem ser entendidos para que possam aceitá-los.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que os milagres acontecem a todo instante no meio do povo de Deus. E eles não têm que ser explicados ao povo e nem é a coisa mais importante que o povo a entenda.

TESE - O milagre é a prova cabal de que Deus age. 

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 6:53-56

TEMA - Os milagres de Genesaré

ICT - A fama de Jesus já corre mais rápida que os seus deslocamentos. Independentemente do lugar para onde ele vai.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que mesmo a fama do Senhor tendo chegado primeiro, ele de fato operava os milagres que aqui são relatados genericamente.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que onde o Senhor se faz presente é certeza de operação de milagres.

TESE - Basta apenas um toque em suas vestes para se alcançar cura.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 7:1-13

TEMA -  Asseio litúrgico

ICT - Diante daqueles que se dizem representantes da cultura e do pensamento religioso de seu povo o Senhor Jesus lança em rosto o caráter e o sentimento de hipocrisia que deles se exalavam.

OBJETIVOS GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que os aspectos formais e litúrgicos de uma religiosidade não se constituem por si só em seus elementos basilares.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que existe uma devoção a Deus não passível de ser identificada com uma religiosidade hipócrita.

TESE - Um coração que louva e honra a Deus não se submete a um de pura intencionalidade.

________________________________________________________________________


TEXTO - 7:14-23

TEMA - Um profeta na acepção da palavra.

ICT - O Senhor Jesus em tom profético fala ao povo de modo contundente e expressivo. E de um modo revelador traz ensinamentos ao povo quanto a forma de se portar a partir da palavra de Deus e não dos ensinamentos vazios e hipócritas conservados sob a forma de tradição.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que aqueles que se constituem como intérpretes da palavra de Deus podem ceder a tentação substituí-la por outra coisa que não é sua palavra.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que o intérprete fidedigno da palavra de Deus é aquele que ouviu esta palavra estando ao lado do Pai no momento de sua prolação.

TESE - Jesus é o profeta por excelência da palavra de Deus.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 7:24-30

TEMA - Uma experiência e um referencial de mesa

ICT - Incógnito e numa região além dos termos de Israel. Alguém que em meio a necessidade busca e encontra auxílio em Jesus que gostaria de permanecer incógnito. Ao usar a imagem da mesa e do que era privilégio filhos, o mestre se surpreende com a resposta daquela mulher a ponto de liberar o milagre que ela tanto ansiava por causa de sua filha.

OBJETIVO GERAL - Levar a a congregação ao entendimento de que o privilégio de se participar da mesa do Senhor aos filhos.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que, por ora, os comem apenas das migalhas que caem da mesa dos filhos.

TESE - A comunhão da mesa do Senhor será franqueada a todos.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 7:31-37

TEMA - Um toque por imposição de mãos

ICT - Saindo de uma região gentílica e passando por outra para chegar ao Mar da Galileia. Novamente o Senhor é reconhecido e lhe pedem que ponha as mãos sobre um jovem surdo e que falava com dificuldade. O pedido é aceito e o Senhor Jesus opera mais uma maravilha agora curando a deficiência de um surdo e mudo.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que os milagres operados por Jesus não tinham um fim em si mesmo.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a cura operada por Jesus nestas além dos termos de Israel foram apenas milagres.

TESE - O Senhor caminha em direção a Jerusalém.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 8:1-10

TEMA - A segunda multiplicação dos pães

ICT - O relato desta segunda multiplicação de pães além do fato de que era uma multidão, não possui mais nada em comum. E naquele momento ocorre pelo fato de o Senhor Jesus ser movido por uma grande misericórdia.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que o Senhor reconhecia o esforço daquele povo estar ali e que já o seguia há pelo menos três dias.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que quando o Senhor se move por compaixão, sua preocupação para com o povo não envolve apenas cuidados espirituais, mas também quanto a sua saúde física.

TESE - As pessoas seguem a Jesus pois ele lhes dá esperança.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 8:11-13

TEMA - Pondo o mestre a prova

ICT - O texto é bem claro ao sinalizar no porque de um pedido como este. Estes fariseus como o texto afirma o estavam tentando. O mestre não opera maravilhas como um fim em si mesma. Por isso mesmo ele jamais se submeterá a algum tipo de tentação como esta.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que não se pode tentar o Senhor para se operar um milagre ou alguma maravilha vinda do céu.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que ao se tentar o Senhor a sua resposta pode ser uma direção diferente da nossa e para a outra margem do mar.

TESE - Não tentarás o Senhor teu Deus.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 8:14-21

TEMA - Guardai-vos da vossa ignorância

ICT - A fala do Senhor segue o roteiro e o conteúdo redacional do evangelista. E eles ainda não se deram conta do que esteja acontecendo com eles a partir das experiências pessoais que têm testemunhado.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que o fermento pode ser elemento simbólico que dependendo do tempo pode ou não levedar toda a massa.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que o fermento pode funcionar para o bem ou para o mal.

TESE - O crente não pode ser um ignorante sem causa.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 8:22-26

TEMA - Uma cura de cegueira sem maiores repercussões

ICT - O Senhor Jesus chega a cidade de Betsaida e lá lhe é trazido um cego que rogava que o tocasse. O Senhor o toca lhe restabelece a visão e o recomenda ir para fora da aldeia. Ele assim o fez e não houve outro desdobramento a não ser fato de que mais uma vez o Senhor operou um milagre.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que independente da forma como o Senhor curava as pessoas, ele agia como uma pessoa comum e normal.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a cura que resulta no milagre também está na forma como o tratamento é dispensado ao ser humano que está do outro lado e carente.

TESE - Em todas as ações do Senhor está o respeito pela vida e pelo ser humano.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 8:27-30

TEMA - Jesus era uma figura

ICT - Por conta não somente de suas intervenções miraculosas na vida das pessoas curando de suas enfermidades, expulsando demônios e, acima de tudo, por causa de seus ensinamentos. O Senhor está buscando entre seus discípulos não somente a repercussão social de tudo isso, como também busca saber o que o povo e os próprios discípulos pensam  seu respeito. 

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que o Senhor Jesus era uma figura pública e, que, portanto, era passível de uma avaliação por aqueles que o viram e por aqueles que conviveram com ele.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que independente do que os que o conheciam e do tipo de avaliação que tinham dele, ele continuaria fazendo o que fez e ensinando o que ensinou.

TESE - A minha fé e minha esperança depende de como eu avalio ao Senhor Jesus.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 8:31-33

TEMA - A importância de Jesus para a Igreja.

ICT - O mestre está falando do que lhe acontecerá quando chegar a Jerusalém. E pedro, pelo fato de ter uma grande ascendência sobre o grupo dos discípulos está a ponto de formalmente repreender o mestre. E é exatamente quando pelo mestre ele é repreendido no meio dos discípulos.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que o homem não pode jamais saber dos planos de Deus.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação entendimento de que quando o homem se interpõe nos assuntos de Deus, é porque ele está sendo instrumento de satanás.

TESE - Quando Deus fala não se interponha o homem nos seus desígnios.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 8:34-9:1

TEMA - A  regra de ouro do discipulado cristão

ICT - O Senhor está conclamando indistintamente a todos que o queira seguir. Este chamamento não serve apenas aos seus discípulos, mas a todos.

OBJETIVOS GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que seguir a Cristo como discípulo é negar-se a si mesmo.

Objetivo específico - Levar a congregação ao entendimento de seguir a Cristo é negar-se a si mesmo e assumir o ônus desse seguimento, a cruz.

TESE - Seguir a Cristo é padecer do que ele também padeceu.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 9:2-8

TEMA - Na montanha da transfiguração

ICT - Um evento sobrenatural testemunhado por três dos discípulos do Senhor Jesus.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação a se reacostumar com eventos de natureza sobrenatural que por ela podem ser testemunhados também.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação a entender que a capacidade em testemunhar deste ou daquele evento de natureza sobrenatural, independe de nossas escolhas. Quem escolhe é o Senhor.

TESE - É sintomático e providencial tenha tomado a Pedro, Tiago e João.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 9:9-13

TEMA - Uma relação estabelecida entre a profecia e a escatologia

ICT - Elias é a voz representativa de uma pregação ética e que a partir desta pregação se estabelecia o prenúncio da iminente chegada do Filho do Homem e o consequente estabelecimento do Reino de Deus.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que o fundamental neste tipo analogia não é a figura ou pessoa de que se fala e sim o que ela representa.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a palavra do mestre a cerca da vinda de Elias é sim uma interpretação para o tempo presente e não para o passado do Reino do Norte.

TESE - Em verdade Elias já veio e preparou a chegada do Filho do Homem.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 9:14-29

TEMA - A cura de um jovem possesso

ICT - Um jovem acometido de possessão demoníaca desde a infância. Os discípulos não conseguiram expulsar aquele espírito maligno. A pedido do pai que clamou por misericórdia, o Senhor expulsa aquele demônio do jovem.

OBJETIVO GERAL - O advertiu quanto a falta de habilidade dos discípulos em se lidar com determinadas situações de possessões demoníacas.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que pra se fazer a obra do Senhor também é necessário muito jejum e muita oração.

TESE - Sem uma vida devocional com Deus a obra não se sustenta

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 9:30-32

TEMA - O dilema de uma morte prevista

ICT - Os discípulos ainda estão sem entender o que significa a morte pré anunciada de Cristo.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que a morte de Jesus aconteceria no tempo certo entendendo ou não os seus discípulos.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que tanto a caminhada do mestre com seus discípulos, quanto os ensinamentos ministrados por ele durante esta caminhada o levavam para Jerusalém.

TESE - Não era uma exigência que eles entendessem previamente o que estava para acontecer.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 9:33-37

TEMA - Uma hierarquia que veio do céu

ICT - Os discípulos já pensavam em termos de poder e hierarquia. E assim faziam pensavam do ponto de vista de uma lógica de valores totalmente humana.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que no discipulado cristão o que existe é uma lógica de serviço e de amor ao próximo.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que servir ao próximo é servir ao próximo e não ser servido por ele.

TESE - Jogue por terra todo orgulho da alma humana.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 9:38-40

TEMA - Pelo nome de Cristo

ICT - Os discípulos dão conta a Jesus de que proibiram uma certa pessoa de fazer alguns prodígios em nome do mestre, como expulsar demônios. A justificativa para tal proibição era de que ele não fazia parte do grupo dos discípulos.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que ninguém pode se dizer detentor do monopólio para a utilização do nome Cristo, quando este faz a sua obra.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que não dá pra fazer um milagre em nome de Cristo e depois pregar contra ele.

TESE - Quem não é contra nós é por nós.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 9:42-48

TEMA - Lembra-te do juízo divino

ICT - Jesus adverte quanto ao tropeços que os homens têm na vida, ao mesmo tempo, que lembra que os mesmos são passíveis de juízo de condenação caso sejam contumazes.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que o juízo divino é contundente.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que somos passíveis de tropeços, mas que não façamos dos mesmos uma prática contumaz.

TESE - Lembra-te do verme e do fogo que nunca se apaga.

________________________________________________________________________



TEXTO - Marcos 9:49-50

TEMA - Qual a qualidade do sal que nos conserva?

ICT - O sal protege, conserva e purifica.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que enqunto nos entendemos como sal conservamos a nós mesmos e nos purificamos. 

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que o ato de nos preservarmos por sermos sal e nos purificamos para estarmos imunes aos vermes é porque queremos gozar da prerrogativa de cultuarmos a Deus.

TESE - Tudo que exala cheiro tem sabor e é agradável.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 10:1

TEMA - Jesus atravessa o Jordão

ICT - Em sua caminhada, ele atravessa o Rio Jordão e seguido por uma grande, para e lhes ensina da mesma maneira que vinha fazendo.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação entendimento de que as multidões estão carentes da palavra de Cristo.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que se pregamos a palavra de Cristo esta mesma carência do passado se revelará.

TESE - A carência do povo tem o tamanho e significância da palavra de Cristo que apendemos.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 10:2-12

TEMA - A questão do divórcio

ICT - Indagado sobre a licitude ou não do divórcio, o Senhor Jesus tão somente afirma o que está na Lei. Ao mesmo tempo que afirma que o princípio que rege uma união conjugal precede a própria Lei.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que há um outro princípio que regula as relações conjugais e este precede a Lei mosaica.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que o divórcio foi um mandamento que se originou por causa do pecado.

TESE - Uma Lei que brota do coração endurecido do homem.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 10:13-16

TEMA - Ninguém fica de fora do olhar misericordioso de Jesus

ICT - As pessoas, os populares trazem suas crianças ao mestre pelo fato dele ter demonstrado carinho por todos indistintamente. E com as crianças não seria diferente.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que ninguém deve se furtar a receber uma benção do Senhor Jesus.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que receber uma benção de Jesus equivale a ouvir que também somos bem vindos no Reino do Céus.

TESE - Se o Senhor direciona seu olha para nós é porque ele deseja que façamos parte do seu Reino.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 10:17-22

TEMA - Onde se encontra o maior problema do homem?

ICT - Um jovem está preocupado com a vida após a morte e recorre a Jesus. O jovem claramente consigo a dimensão do sagrado e de como deve ser sua relação com Deus, ainda que o mestre o tenha corrigido quando o chamou de "Bom mestre".

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que algumas de nossas maiores dificuldades estão radicadas no âmbito de nossas relações pessoais.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que não existe bom relacionamento com Deus se não bom relacionamento com o próximo.

TESE - Herdar a vida eterna é consequência de bons relacionamentos com o próximo.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 10:23-31

TEMA - O perigo de um apego às riquezas

ICT - A desconstrução de algumas coisas com as quais nos apegamos para em troca herdarmos a vida eterna, gerou dúvidas entre os discípulos. E o mestre os acalma e diz para Deus tudo é possível.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que a providência divina é muito mais sábia e efetiva do que vã maneira de raciocinar do homem. 

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que o apego aos bens e riquezas deste mundo podem cegar os nossos entendimentos.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a lógica e os valores deste mundo não são comparáveis ao que está pra se revelar na vida futura.

TESE - O Céu não se subverte aos valores humanos.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 10:32-34

TEMA - Indo de encontro ao seu destino que lhe está reservado

ICT - Um momento de mais proximidade com os doze e a revelação das coisas que realmente hão de acontecer com o mestre.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que o Senhor sempre confidencia aos mais achegados tudo que está por vir.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que somente existe revelação da parte do Senhor àqueles que são seus fiéis seguidores.

TESE - O Senhor revela a quem ele quiser os sus planos, mas nunca aos de fora.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 10:35-45

TEMA - Um pedido insano

ICT - Foi um pedido nada fora do comum, já que a mensagem pregada pelo Senhor, é sobre o Reino. Todavia, a base deste pedido está construída sobre uma ética e valores humanos. E o Reino, não é do Filho, mas de Deus.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que o Reino está preparado para aqueles a quem está preparado.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao  entendimento de que com o estabelecimento do Reino aqueles que deles farão parte jamais questionarão o lugar a que o Senhor lhes preparou.

TESE - O Reino é de Deus.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 10:46-52

TEMA - Um desejo, um pedido e uma satisfação

ICT - Um cego de nascença ao saber da passagem de Jesus de Nazaré por aquele lugar, clama em voz alta pela sua misericórdia. O Senhor o chama e atende ao seu pedido.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que o Senhor, embora sabedor do que se passa conosco, precisa saber a partir do livre arbítrio o que queremos pra nossas vidas.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que se não manifestarmos o que queremos para as nossas vidas, fica difícil também saber qual a vontade do Senhor para nós.

ICT - O imperativo é clamar sempre.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 11:1-11

TEMA - Uma entrada triunfal

ICT - O Senhor ao se aproximar de Jerusalém providencia um transporte pra que não entre despercebido. Muito embora o transporte seja um jumentinho, ao adentrar os portais da cidade sua recepção é como a de um monarca.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que nem sempre as aparências e a pompa retratam algum tipo de unanimidade. 

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a exemplo do mestre que, mesmo sobre um jumentinho, fora ovacionado como monarca não é sinal de que o povo é receptivo para com aquele que é enviado da parte do Senhor.

TESE - Nem sempre a saída é semelhante a entrada e vice versa.

________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 11:12-14; 20-26

TEMA - A figueira infrutífera

ICT - O Senhor profere um juízo de maldição sobre uma figueira. Foi uma declaração dura, porém com um forte apelo pedagógico para que seus discípulos pudessem aprender a agir com fé quanto a qualquer desafio ou obstáculo que tivessem pela frente.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que qualquer tipo de declaração com base no princípio de que quem declara tem uma vida de comunhão com Deus, tem força de juízo.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que se a nossa palavra é uma palavra fiada na fé e na comunhão com a Palavra de Deus. Então é Deus que fala e age através de nós.

TESE - A nossa palavra pode sim remover montanhas.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 11:27-33

TEMA - A autoridade de Jesus

ICT - As autoridades religiosa de Jerusalém inquirem a Jesus querendo saber com que autoridade ele fazia aquelas coisas(Sua obra, sua doutrina, seus ensinamentos) Ele condiciona sua resposta colocando um fato da situação real para eles a cerca do batismo de João.

objetivo geral - Levar a congregação ao entendimento de que quando somos questionados a cerca da nossa fé, precisamos saber quem, a final de contas, nos questiona.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que quando alguém questiona a nossa autoridade precisamos saber também com que autoridade somos questionados.

TESE - Em alguns casos nossas respostas estão condicionadas a algumas questões precedentes.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 12:1-12

TEMA - O que o Senhor deve fazer conosco?

ICT - Nesta parábola o Senhor Jesus fala daqueles que se apropriaram da vinha do Senhor. Para tal objetivo nunca reconheceram nenhum de seus enviados e por último o próprio filho do dono foi sacrificado.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que na obra do Senhor somos apenas os seus servos. É simplesmente o reconhecimento de sua soberania para com aquilo que lhe pertence.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que se não estamos sendo competentes na obra do Senhor, Ele tem todo direito de nos substituir.

TESE - O Senhor fará conosco aquilo que lhe aprouver

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 12:13-17

TEMA - Uma resposta para a hipocrisia

ICT - Com argumentos cheios de adulação, mas com uma intencionalidade subjacente de envolver o mestre em uma cilada política. O mestre é arguido sobre a licitude ou não em se pagar tributo a Roma.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que a pregação cristã não prega nenhum tipo de desobediência civil.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que se as coisas estão bem definidas nesta vida. E se cada um se acha dono disto ou aquilo, que cada um fique com o que é seu. Porém, se deve dar a Deus o que é de Deus.

TESE - O Senhor somente cobra aquilo que é seu.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 12:18-27

TEMA - As escrituras sagradas 

ICT - Um questionamento colocado a Jesus com base em um erro de interpretação da própria escritura.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que existe uma necessidade urgente de conhecermos ao certo o que é a escritura.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que o Deus de que fala as escrituras não é Deus de mortos, porém de vivos.

TESE - Somente a escritura sagrada é capaz de trazer luz às questões do cotidiano da vida.

_________________________________________________________________________________  


TEXTO - Marcos 12:28-34

TEMA - Não estás longe do Reino de Deus

ICT - Um escriba pergunta ao mestre o maior de todos os mandamentos. Com a resposta do mestra ele aquiesceu em tom de concordância repetindo as palavras usadas pelo mestre em sua resposta.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que é fundamental crer e vivenciar os princípios expostos nos dois mandamentos citados pelo mestre.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que conhecer os mandamentos não é meramente um exercício mental e cognitivo, mas uma experiência vivida no dia a dia.

TESE - Viver e estar dentro do Reino de Deus é amar a Deus incondicionalmente e ao próximo como a si mesmo.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 12:35-37

TEMA - O Cristo não é filho de Davi

ICT - O Senhor Jesus comentando uma interpretação dos escribas a cerca da origem do Cristo. Com base na própria escritura, o Senhor fala da incoerência dessa hermenêutica dos escribas.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que geralmente aqueles que se dizem grande intérpretes da palavra correm risco de cometerem erros gravíssimos.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que na hermenêutica cristã o Cristo, o filho do Homem é o Senhor a quem o salmista Davi faz referência.

TESE - Jesus é o Cristo e também o Filho do Homem.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 12:38-40

TEMA - Cuidado com os escribas

ICT - O mestre adverte para que se tenham cautela com os escribas não por causa por causa das aparências que ostentam, mas pelo que eles efetivamente e na prática são.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que a advertência do mestre são para aqueles que efetivamente manuseiam a escritura.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que os que manuseiam a escritura a escritura são aqueles que eventualmente podem também adulterá-la.

TESE - Muito cuidado com os mestres da palavra.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 12:41-44

TEMA - A oferta da viúva pobre

ICT - O Senhor ao observar a oferta de uma viúva pobre e as ofertas dos outros faz essa analogia do quão significativo era oferta daquela viúva.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que o ofertório independente do montante que se oferta é sempre uma prova de fidelidade.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento a atentar para aqueles que ofertam ao Senhor e tirar a prova de que fazem por amor e fidelidade a Deus, ou por outros motivos.

TESE - A viúva ofertou tudo que tinha ao Senhor.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 13:1-2

TEMA - A destruição do templo

ICT - O discípulos ao contemplarem a magnífica a construção do templo e suas gigantescas pedras, ouvem uma profecia a cerca do templo quanto ao futuro daquela construção.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que na nossa experiência cristã tudo quanto foi construído pelo passado é passageiro.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a forma como olhamos para o tempo parte de uma perspectiva escatológica.

TESE - Não ficará pedra sobre pedra, que não seja derribada.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 13:3-13

TEMA - Que sinal haverá?

ICT - Os discípulos estão mais atentos às palavras do mestre e  o indagam a cerca do fim e de como eles poderão identificar que tudo efetivamente tenha se cumprido.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que eles devem permanecer atentos ao que mestre advertiu e que precederiam a chegada do fim.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que o servo do Senhor deve ser capaz de identificar os cataclismos sociais e naturais e a perseguição sobre os crentes são apenas prenúncios do fim.

TESE  - O evangelho tem que ser ante pregado a todas as nações.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 13:14-23

TEMA - Entendes tu o que lês?

ICT - O MESTRE lista uma série de sinais indicativos de que quando os crentes atravessarem tempos difíceis. E que sinais de as coisas estão radicalmente fora de lugar. E ele fala de abominação incomparável com outros tempos ou situações paradas. É tempo então de fugir dessas verdadeiras catástrofes tanto moral quanto espiritual que os homens haverão de passar.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que as catástrofes somente não são maiores por causa da presença dos eleitos do Senhor.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que esses acontecimentos catastróficos já foram anunciados nas escrituras, cabe a nós identificá-los.

TESE - Cabe-nos apenas sermos vigilantes.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 13:24-27

TEMA - A vinda do Filho do Homem.

ICT - Depois da grande tribulação virá o Filho do Homem nas nuvens e reunirá os escolhidos.   

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que vale muito esperar pela vinda do mestre, pois ele jamais abandona os seus escolhidos.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a expectativa pela volta do mestre e sua promessa de levar os escolhidos devem permanecer firmes em nossos corações.

TESE - O mestre virá. Maran ata!

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 13:28-37

TEMA - Exortação à vigilância

ICT - O mestre ensina como devemos aprender a olhar o tempo e o que alguns exemplos nos deixam como a parábola da figueira e o prenúncio dela para a chegada do verão.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que precisamos saber com humildade que função, afinal de contas, o mestre no deu.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que se o mestre nos deu a função de porteiros é porque ele sabe das nossas capacidades para lermos e entendermos o que acontece e o que para acontecer.

TESE - Vigiai para que não entreis em tentação.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 14:1-2

TEMA - Os que conspiram contra o mestre.

ICT - Faltam dois dias para a celebração da páscoa e as autoridades religiosas estão às volta com uma conspiração para calar, mesmo que seja com  a morte, o Senhor Jesus.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que as hostes da maldade nunca descansam. Por isso a advertência e recomendação do mestre para que vigiemos.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a ações dessa natureza são sempre urdidas de tal maneira que não desperte um alvoroço ou comoção social.

TESE - Não pode ser durante a festa.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 14:3-9

TEMA - Uma unção unção como prenúncio.

ICT - O que poderia ser um insano de uma mulher. Recriminada por quase todos os presentes, inclusive os discípulos, a unção que o mestre recebeu desta mulher foi um ato antecipatório do que estava para lhe acontecer.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que algumas atitudes de nossa parte devem também algum tipo de mensagem significativas para a obra do Senhor.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que nossas ações devem sinalizar sempre na direção de que elas prenunciam o que temos de expectativas.

TESE - Algumas de nossas ações ficam sim para a posteridade.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 14:10-11

TEMA - Um ponto fora da curva

ICT - Você convive e confidencia coisas muito particulares para um grupo de pessoas. Tenta fazer deste grupo algo coeso e que seja exemplo para o que vem depois. Mas, quase sempre, alguém se revela como não tendo nada em comum com esses princípios.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que o objetivo de se ter uma igreja unida em torno de princípios e ensinamentos deixados pelo mestre constitui-se em uma luta diária.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que o mestre conhece o coração de todos e se estamos enganando alguém, enganamo-nos a nós mesmos.

TESE - O  maligno está sempre buscando uma ocasião para suas investidas.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 14:12-16

TEMA - Os preparativos para a Páscoa.

ICT - Os discípulos perguntam ao mestre onde ele desejaria que se fizesse os preparativos para a Páscoa. Então o mestre lhes dá as coordenadas de como deveriam proceder.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que o mestre quando os assuntos são de natureza litúrgica e religiosa, o mestre é muto criterioso.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a celebração de datas nacionais em qualquer lugar, contexto, época ou situação precisam sim ser observadas.

TESE - Jesus é será sempre a nossa Páscoa.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 14:17-21

TEMA - Quem, afinal de contas, é o traidor?

ICT - Em plena refeição pascal o mestre confidencia que há um traidor entre os doze. O que deixa muitos transtornados e entristecidos.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que mesmo não havendo espaço para este tipo de conduta no meio do povo de Deus, ainda assim alguns há que enveredam por este caminho. 

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que fazer parte do corpo dos doze, ou do corpo de Cristo(Igreja), não nos isenta de atos indignos.

TESE - Pra ser um traidor no corpo de Cristo é melhor que não tenha nascido.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 14:22-26

TEMA - A ceia do Senhor

ICT - Num dado momento durante a refeição pascal o Senhor toma do pão e do cálice e institui a ceia como um memorial de sua pessoa.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que o ato celebratório de uma refeição típica e significativa para a história dos judeus deu origem a um que celebra a memória do nosso mestre.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que celebra a ceia do Senhor não é o mesmo que celebrar a Páscoa.

TESE - Celebramos este ato a memória de nosso mestre.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 14:27-31

TEMA - O cordeiro estava destinado a morrer só.

ICT - O mestre fala do que está para acontecer e do abandono por parte de seus discípulos, mas Pedro reforça que jamais o abandonaria. O mestre então lhe revela que ainda naquela noite ele o negaria.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que em momentos de desespero e perseguição algumas são passíveis de negar o Senhor.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que o Senhor mesmo que estivesse para ser traído e abandonado, jamais negou o seu amor e seu sentimento de misericórdia para com seu rebanho.

TESE - O mestre permaneceu fiel até a morte.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 14:32-42

TEMA- Um jardim de agonia

ICT - O mestre se dirigiu com os discípulos para um lugar chamado de jardim ou horto. E estando lá foi mais adiante com alguns dos discípulos mais achegados. E estava em oração e ao mesmo em desespero por tudo que lhe estava para acontecer.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que o mestre como qualquer outro ser humano sentiu um pavor pela proximidade da morte.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que em momentos como este que o mestre estava passando, a oração é o termômetro tanto para o nosso consolo, quanto para sabermos se estamos agindo de acordo com  a vontade do Pai.

TESE - Seja feita a tua vontade.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 14:43-50

TEMA - A prisão de Jesus

ICT - A prisão do mestre acontece em circunstâncias nebulosas. Porém, ela acontece por instrumentalidade de um traidor que havia entre os discípulos. Houve um princípio de violência, mas imediatamente contornado pelo mestre.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que as circunstâncias que levam alguém a abandonar a comunhão do grupo e trair o próprio grupo ou igreja é muito mais comum do que se possa imaginar.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que o traidor não é somente aquele que abandona o grupo. Ele também contribui para a sua destruição.

TESE - O traidor sempre dá mostras de suas reais intenções.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 14:51-52

TEMA - Alguém segue ao Senhor depois de preso

ICT - Um jovem apenas coberto com um lençol seguia o mestre. Assim que foi descoberto e os guardas saírem em sua captura ele se livra do lençol e foge desnudo.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento que mesmo sendo uma prisão nebulosa a prisão do mestre, nada fica ou continua encoberto.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que mesmo não sabendo a identidade do tal jovem, nada pode ficar encoberto.

TESE - Este jovem foi uma testemunha viva deste fato hediondo.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 14:53-65

TEMA - Em meio a injustiça a melhor postura é o silêncio

ICT - O mestre é exposto a um julgamento conduzido por um tribunal ilegal. Onde é acusado de tantas coisas, porém permanece em silêncio. Ainda é insultado pelo principal religioso, o sumo sacerdote. 

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que em meio a injustiça por que passamos o nosso silêncio é uma súplica ao socorro que vem do alto.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que o silêncio é a melhor estratégia quanto a injustiça.

TESE - A injustiça é a marca registrada da justiça humana.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 15:66-72

TEMA - A principal característica da negação de Jesus

ICT - Pedro seguiu Jesus e se infiltrou por entre os servos do sumo sacerdote. E por dua vezes quase foi reconhecido por aqueles que entre eles estava e, por duas vezes, negou ser um dos seguidores do mestre. E na terceira vez que teve negar estar com o mestre, o galo cantou pela segunda vez.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que negar a Jesus não é a atitude decente de um discípulo do mestre.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a principal motivo pelo qual Pedro negou Jesus foi a falta de solidariedade para com o mestre.

TESE - Sem solidadriedade não há discipulado.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 15:1-15

TEMA - Um poder imperial

ICT - Sem legitimidade para condenar ao mestre as autoridades religiosas que também possuíam de certa forma uma autoridade civil. Eles haviam condenado o mestre, mas sabiam que precisavam do aval do dominador que neste era representado pelo poder imperial de Roma na pessoa do cônsul Pôncio Pilatos.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que a ordem institucional de qualquer poder secular é uma ordem que segue alguns ritos de natureza jurídica.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que nem sempre ao se cumprir um rito legal e institucional se faz justiça.

TESE  - Um poder imperial também chancela uma barbárie como se fosse justiça.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 15:16-20

TEMA - Ações deprimentes de um poder imperial.

ICT - O que este trecho do evangelho relata é que um preso está sendo submetido tanto a uma pública e vexatória situação, bem como sendo violentamente torturado. Para finalmente ser exposto a uma morte mais ainda deprimente.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que quando os poderosos se sentem ameaçados de suas posições, eles agem fora moral e da ética. E cometem suas injustiças.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que ser discípulo do mestre é estar a mercê de passar por situações vexatórias como esta o mestre passou por amor a cada um de nós.

TESE - A  injustiça é o prêmio dado ao discípulo de Cristo neste mundo.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 15:21-32

TEMA - A crucificação

ICT - A tortura foi um ato preliminar mais reservado. Depois foi seguida da crucificação e da execração pública.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que o tipo de pena imposta ao mestre dá bem a dimensão do tipo de constrangimento a que lhe foi imposto.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de a semelhança do mestre o tipo de tratamento que mundo dispensa aos crentes vai bem nessa linha.

TESE - A narrativa da crucificação é seca e seu objetivo é mostrar o desdém quanto ao tratamento dispensado ao mestre.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - 15:33-41

TEMA - A morte de Jesus

ICT - Já crucificado, ou seja, pendurado sob o madeiro, o mestre se vê cercado por alguns eventos preliminares ante de seu desfecho trágico. E, posteriormente a sua morte, alguns outros eventos ocorrem que contribuem para algum tipo de testemunho de que sua morte estava carregada de significados.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que a cruz não é um momento de contemplação, mas de conscientização de que as injustiças do mundo são uma realidade muito presente na vida de cada crente.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a morte do mestre não dá pra ser esquecida, muito embora, ele viva para sempre.

TESE - Jesus morreu para nos salvar.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 15:42-47

TEMA - O sepultamento de Jesus

ICT - Após aviltante morte imposta ao mestre uma figura e personalidade da época faz um pedido às autoridades para que seja dada uma sepultura digna ao mestre. Esta figura chama-se José de Arimateia.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que alguém morre é porque tem um corpo.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que apesar de ser provisório o lugar depositaram o corpo do mestre. Ainda assim é um corpo.

TESE - Um homem morreu e por isso foi sepultado.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 16:1-8

TEMA - A ressurreição de Jesus

ICT - Tês mulheres se dirigem à sepultura do mestre nas primeiras do domingo de páscoa. O objetivo era de embalsamá-lo e aplicar alguns unguentos aromáticos. Chegando lá encontram a sepultura com a pedra removida e um homem vestido de branco dizendo que ele não mais estava ali, pois tinha ressuscitado.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que o mestre ressuscitou, melhor dizendo, ele foi ressuscitado.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que a ressurreição do mestre aconteceu conforme fora previsto pelas escrituras.

TESE - A ressurreição do mestre é um fato histórico sustentado tão somente pela oralidade.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 16:9-11

TEMA - O mestre aparece a Maria Madalena

ICT- Ele foi ressuscitado no primeiro dia da semana e aparece a Maria Madalena. Ela, então, vai e anuncia aos discípulos.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que nem sempre falar de Cristo é sinal de que nos dão créditos.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que de que ao se falar de Cristo e não nos derem créditos, pode ser algum tipo de ignorância quanto a escritura.

TESE - Temos que falar de Cristo.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 16:12-13

TEMA - Jesus aparece a dois de seus discípulos

ICT  - O mestre aparece a dois discípulos que estavam a caminho do campo. Estes agora, retornam para anunciar o que havia acontecido.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento que o mestre tem um imenso carinho pelo seu rebanho e, que, por isso, vai em busca dele.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que o mestre como o bom pastor vai em busca do seu rebanho disperso.

TESE - Ele jamis nos deixa sós e desamparados.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 16:14-18

TEMA - A ordem para a evangelização

ICT - Depois de ter aparecido a algumas mulheres e para dois de seus discípulos a caminho do campo, agora ele também aparece ao grupo dos onze. E também os censura por não terem crido que tinha siso ressuscitado.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que com a crença na ressurreição é que se tem autoridade e autorização para se pregar o evangelho.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que quem ordena e envia pessoas para a pregação do evangelho foi aquele que venceu a morte.

TESE - Aquele que prega o evangelho é também o que faz manifestação de poder.

_________________________________________________________________________________


TEXTO - Marcos 16:19-20

TEMA - A ascensão de Jesus

ICT - Conforme o relato do texto após o mestre ter dado as instruções necessárias aos discípulos. Foi recebido no céu. Eles então saíram a proclamar o evangelho e os sinais de que o mestre estava com eles se faziam presentes.

OBJETIVO GERAL - Levar a congregação ao entendimento de que se cremos que o mestre ressuscitou é nossa obrigação levarmos a sua palavra a todos os homens.

OBJETIVO ESPECÍFICO - Levar a congregação ao entendimento de que é a crença naquilo que nos foi transmitido por intervenção do Espírito Santo, de que o mestre ressuscitou dos mortos que nos habilita a sermos pregadores da sua palavra.

TESE - O Senhor ressuscitou e pregamos a sua palavra. Pois é a maneira de prepararmos o seu retorno.     



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem com a fé!!!

  Texto - Hebreus 12:1-16 Tema - Fiquem com a fé!!! ICT - Assim como essa grande nuvem de testemunhas do passado. É nosso dever e obrigação ...