PROTESTANTISMO NO BRASIL

Enquanto o protestantismo que chegou ao Brasil produziu uma reflexão teológica em que aliou a conquista da cultura local e a inculturação da cultura anglo-saxônica, há quem reivindicou o legado e a potência do protestantismo para reafirmar e produzir teologia autóctone, a partir de uma teologia contextual levando em consideração o sofrimento e a esperança da nossa gente. Enquanto o protestantismo que chegou ao Brasil pautou um discurso civilizador presente na pregação dos missionários, que além de passar o Evangelho propagou também à ideia de que a cultura anglo-saxônica era a melhor forma de viver e expressar o Evangelho de Cristo, há quem viu na cultura brasileira uma chave hermenêutica para falar a linguagem da nossa gente e fazer teologia pisando o chão da nossa realidade. Enquanto alguns grupos da grande ramificação protestante entendeu que a única teologia válida é aquela que vem de fora, e por isso os livros traduzidos e o conteúdo teológico importado, há quem começou a valorizar a reflexão e a produção teológica de autores/as latino-americanos com o foco em uma missão que integrasse a vida com suas questões prementes.

O legado e a potência do protestantismo têm a capacidade de promover reflexão aliada à práxis. É esse legado e potência do protestantismo que fez com que José Manoel da Conceição agregasse a fé, a cultura e as raízes brasileiras ao protestantismo, na tentativa de adequar os princípios protestantes à mentalidade do povo brasileiro; é esse legado e potência do protestantismo que alimentou a capacidade intelectual de Erasmo Braga na caminhada da unidade cristã; é esse legado e potência do protestantismo que levou Rubem Alves a denunciar uma teologia enrijecida e dogmatizada; é essa potência profética do protestantismo que fez David Malta sentir compaixão social e reivindicar justiça social.

O protestantismo segue sendo ambivalente em termos de posturas e comportamentos; ambíguo em relação aos poderes; plural enquanto retórica teológica. Mas não é possível ignorar a sua potência enquanto força que provoca releituras e torna possível ressignificar experiências, pois seu legado continua sendo atual porque tem como princípio ser protestante.

(https://ftsa.edu.br/home/index.php/en/artigo/672-protestantismo-legado-e-potencia?fbclid=IwAR3XwfiZw6zqCVLpRICYczJ5MYrdEmH2kiYoUlRxuutXvmskXc1g6unZO0E)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem com a fé!!!

  Texto - Hebreus 12:1-16 Tema - Fiquem com a fé!!! ICT - Assim como essa grande nuvem de testemunhas do passado. É nosso dever e obrigação ...